quinta-feira, 31 de março de 2011

# Insight Literário - Fazendo meu Filme 2 [Paula Pimenta]


Título: Fazendo meu Filme 2 - Fani na Terra da Rainha
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Páginas: 327
Preço: 29,90

Olá gente! Fazendo meu Filme 2 é continuação da série Fazendo meu Filme da Paula Pimenta e a já foi feita resenha do primeiro livro aqui no blog, se você ainda não leu, pode ler aqui. Apesar de não dar spoilers nessa resenha, é bom que se tenha noção da estória do primeiro para não se perder!

No final de Fazendo meu Filme 1, Fani está indo fazer intercâmbio na Inglaterra e neste livro conta toda a sua trajetória. Como ex-intercâmbista entendi bastante a Fani, apesar de eu não ter estado na mesma situação que ela (pois só passei 2 meses em Londres) esse livro mexeu muito comigo pois conseguiu descrever perfeitamente as sensações de se estar indo para outro país, ficar longe das suas amigas, seus parentes e seu amor.

A chegada de Fani foi caótica, problemas com as malas e conhecer a nova família, uma nova língua, tudo muito confuso para um dia só. O primeiro contato com a nova família já foi difícil pois era difícil para ela entender o que eles falavam (além de ser inglês e se estar nervosa, para quem ouve inglês americano a vida toda, o inglês britânico pode parecer um pouco estranho, realmente as vezes parecem que ele tem um ovo na boca), mas felizmente eles eram ótimos e tentaram deixá-la a vontade desde os primeiros segundos que a conheceram e a levaram para conhecer Londres antes de ir para Brighton que fica há aproximadamente duas horas de Londres.

Nos primeiros dias de sua chegada Fani ainda estava muito triste pelo o que (ou melhor quem) deixou no Brasil e ficou deprimida até decidir que ia deixar o Brasil de lado e viver a vida na Inglaterra. Enquanto estava assim Fani começou a amar Brighton e tudo ficou maravilhoso, até que o "Brasil" deu notícias de que existe e deu um puxão de orelha na Fani que depois de tudo isso pensou seriamente em voltar.

Claro que todo mundo no Brasil ficou bem preocupado que com menos de um mês ela quisesse voltar e fizeram de tudo, deram todos os motivos para ela não voltar, até que uma pessoa só conseguiu mudar a idéia dela. A partir disso Fani virou quase outra pessoa começou a ficar mais desinibida, deu abertura para novas pessoas e fez com que seu ano na Inglaterra se tornasse maravilhoso e inesquecível mas sem esquecer das suas amigas e parentes no Brasil.

Fani passa por momentos realmente especiais, seu aniversário com a nova família inglesa e o surgimento de um admirador secreto, a primeira vez que vai a praia onde a areia é substituída por pedras, a primeira vez que vê neve, uma escola totalmente diferente do Brasil e muitos amigos de todos os cantos do mundo.

Como eu já disse no começo dessa resenha, o livro conseguiu expressar bem as emoções de uma intercâmbista, gostaria muito de ter lido ele antes de viajar, vale muito a pena ter uma boa noção do que te aguarda, o que fazer ou não.

Porque ler e ter Fazendo meu Filme 2?
  • Se você leu o primeiro livro provavelmente ficou louca também para ler esse segundo que não decepciona nem um pouco!
  • Os personagens são bem descritos, é muito fácil sentir a emoção junto com eles;
  • A realidade em que a Fani vive é a de muitos nós brasileiros, ela entra no msn, no orkut e vê filmes que há pouco tempo vimos também. O livro é muito atual o que ajuda a entrar mais no mundo da personagem e se identificar.
  • A diagramação dele é LINDA!
Porque não ler e não ter Fazendo meu Filme 2?
  • Se você não leu o primeiro livro, não faz sentido ler esse né? (ok, essa não valeu)
  • Se você se irrita com personagens "bobinhas" demais provavelmente vai querer matar a Fani, ela não é boba de burra, mas sim de inocente e distraída, o que não invalida suas qualidades.

Se essa resenha chegar a 10 comentários até a próxima quarta-feira dia 05/04 eu sorteio este souvenir fofo que trouxe de Londres entre os comentaristas!

Beijões gente e até o próximo post!

11 comentários:

  1. Oi flor,
    Sempre vejo ótimas resenhas desse livro, mas confesso que nunca me interessei a ler. Justamente pelo perfil da protagonista. Ela não me atrai em nada.
    Mas como eu disse, eu nunca li e posso estar enganada e me surpreender com a leitura.
    Li meio por cima a resenha só para não pegar nada que pudesse ser spoiler,ok?

    Beijinhuxxx

    Jé Polato
    Eu li e Divulgo

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    Puxa estou super afim de ler a serie FMF! Tanta gente fala bem dele! A história Fani parece ser bem divertida :)

    Muito Sucesso pro seu blog
    Kisses
    Mirtes Agda

    ResponderExcluir
  3. Puxa, são tantas pessoas falando e resenhando sobre esses livros que me bateu uma curiosidade em ler! Gostei muito da sua resenha ^^
    Beijos, bom final de semana =*

    @morenalilica

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada pela história da Fani, acho um amor e to ansiosa pelo quarto livro, pena que vai ser último, mas a Paula já ta fazendo coleção nova pra gente, espero que seja tão bom quanto *.*
    Aiiin, eu quero o chaveiro *.*
    Beijos
    http://harmless-monsters.zip.net/

    ResponderExcluir
  5. Eu vi em algum lugar que a Paula Pimenta é como uma Meg Cabot brasileira *-*
    Como eu ainda não li Fazendo meu Filme 1, só li a resenha do primeiro livro para não perder a graça. Eu já estou com FMF1 aqui e quando terminar com 1984 (que aliás, estou achando chatinho) vou começar a ler :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. nossa bateu uma curiosida de ler esse livro!!!!
    concerteza ja vai pra minha lista de compras q por sinal e enorme!!!!
    mas acho q esse vale apena!!!!!
    parabens pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  7. Aind anão li nenhum livro da série....
    e é a primeira vez que vejo alguém falando sobre a personalidade da Fani...(não gosto de personagem bobinho e inocente)
    Mas mesmo assim não vou deixar de ler quando tiver oportunidade hehe

    Adorei a resenha
    Beijos
    Alê
    @alessandramessa

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o primeiro livro, mas quero muito ler! Tenho que comprar logo!
    Eu me irrito com personagens bobas, mas não o tipo 'Fani de bobagem', me irrita personagens sem personalidade e sem amor proprio, ser inocente é normal ^^
    Que souvenir bonito! rsrs

    Beijos
    Marta
    http://aspalavrasfugiram.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Todo mundo fala tão bem da série!
    Quero muito ler, mas ele nunca é o primeiro na lista de compra.
    Muito lindo o chaveiro, vou torcer pra ganhar :)

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia o livro,mas após procurar saber mais sobre ele,estou com muita vontade de le-lo,vou ver se consigo compra-lo ;D

    ResponderExcluir
  11. Ai, que souvenir mais querido!! É meu sonho ir para Londres... um dai ainda vou! :)
    O livro parece bem legal, mas a personagem é meio bobinha, é? Hum... talvez eu procure o primeiro. hehe

    ResponderExcluir