terça-feira, 4 de outubro de 2011

# Insight Literário - Brilhos [Sophia Bennett]

Título: Brilhos
Autora: Sophia Bennett
Editora: Intrínseca
Páginas: 278
Preço: 24,90

"Ela parece bem convencida disso. E provavelmente está certa. Só ela é capaz de enxergar suas criações quando estão sendo usadas por uma criança em fuga sob uma camisa larga. É a visão de raio X para a moda que ela tem."

Este livro é continuação do livro Linhas, da série Linhas, já resenhado aqui no blog. Confira a resenha aqui. E se você não leu o primeiro livro, não é legal ler essa resenha pois vai ter spoiler para você né =/

-----------------------------------------------------------

Brilhos, traz de volta as quatro amigas Nonie, Edie, Jenny e Crow. Após o super sucesso da estréia de Crow nas passarelas da London Fashion Week, ela é convidada a ter sua primeira coleção high street à venda nas lojas e as amigas estão a toda pressão. Adolescentes enlouquecidas estão atrás de suas criações e Crow está mais atarefada que nunca. Viagens à Paris, convites para desfiles de moda dos melhores estilistas, as melhores festas, os lugares mais incríveis e tudo mais que uma garota de 15 anos já mais imaginou ter!

Nonie está sendo paquerada por um lindo inglês meio francês, Jenny está próxima de sua grande estréia no teatro e Edie, bom, Edie está sempre preparada para salvar o mundo. Mas, nada parece tão legal quando boatos surgem sobre como as roupas de Crow estão sendo produzidas. Escravidão infantil na Índia, será?

Difícil de acreditar, mas as amigas vão atrás da verdade e descobrem uma explosão cultural na Índia, com muitas cores, movimentos e formas. Mas será que tudo vai realmente de acordo com os seus valores? Isso é o que descobriremos em Brilhos!

------------------------------------------------------------------------------

Ai gente, li o livro Linhas no final do ano passado quando ele foi lançado e amei, estava super curiosa para ler Brilhos e assim que ele chegou às minhas mãos tive que ler. Mais uma vez, EU AMEI!

Adoro as amigas, elas são demais, são verdadeiras e cada uma tem o seu jeitinho amável. Crow fala um pouco mais nesse livro e fiquei super empolgada, afinal, quem não está curioso para descobrir o que se passa por aquela mente criativa? Nonie e sua paquera complicada me fizeram morrer de rir, realmente tem coisas que só acontecem com ela, tadinha! Jenny não é a minha personagem favorita mas fico super feliz com a sua reviravolta fashion e artística e Edie finalmente conseguiu se soltar um pouco mais! Só isso que posso dizer sem nenhum spoiler gente!

Achei a discussão o livro super interessante e foi muito bem abordado no meio da narrativa, sem se tornar nem um pouco chato e tornando o interesse pelo assunto mais forte. O livro fala sobre ética, valores, exploração infantil, algo que realmente acontece em prol de produção mais barata em condições extremas. Afinal, sabemos de onde são produzidas as roupas baratinhas demais que compramos? Perguntamos algo sobre a procedência? A autora pega até um pouco do lado infantil e vai explicando as questões mas em momento nenhum tornando o livro chato ou muito introdutório ao assunto. Realmente fantástico o jeito como a autora escreve.

O livro é pequeno, só 278 páginas e mais 10 com o prólogo do próximo livro (que me deixou super ansiosa!) e é gostoso demais de ler, é tão fácil entrar na história! Só achei que o ápice demorou um pouquinho a acontecer e que essa parte poderia ter sido um pouco mais mostrada, mas nada que atrapalhou o andamento da leitura. Super recomendo, se você leu Linhas, vá correndo agora ler Brilhos! Lindo!

Nota:


ps.: para quem comentar nessa resenha com o e-mail ou twitter concorrerá a marcadores da série!

Beijões e até o próximo post gente!

5 comentários:

  1. AHh
    eu tb amei Brilhos...
    Nossa.. ja tinha gostado de tudo em Linhas mas em brilhos virei ainda mais fã da Nonie, da meninas e da Sophia!! Acho que ela super soube abordar um tema serio num livro que mais direcionado ao publico infant-juvenil e mesmo assim me agradou mt.. achei mt perfeitinho!!

    bjss
    hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  2. Ah eu até gostaria mas não posso ler essa resenha, morro de vontade de ler Linhas e quando tiver a oportunidade, eu compro! Só não posso ler a resenha porque se eu ler spoiler vou me culpar eternamente HAHAH Mas esse quote só me deixou mais curiosa ..
    Beijos Aninha!
    @_ddenize

    ResponderExcluir
  3. Está ai um livro que outro dia fiquei olhando e pensando se valia a pena ler. Pelo que disse vale sim, livros leves que mesclam discussões de temas assim sempre compensam no fim. Outro dia li um que falava de bullying, mas de forma tão diferente, imagino que seja o caso dessa série. Vou ver se arrumo espaço na lista e leio, é tão pequeno. ^^

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha, pena que eu ainda não li nem linhas e nem brilhos.
    Você fala tão bem desse livro que por isso fico cheia de vontade de ler!!
    Ele tem mesmo cara de ser super fofo *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Linhas me deixou maravilhada e creio que com esse nãos erá diferente, amei sua resenha, tem uma forma bem simples de nos passar , sem deixar muitos spoillers o que pra mim é maravilhoso

    ResponderExcluir