quarta-feira, 4 de maio de 2011

# Insight Literário - 2012 Uma Aventura no Fim do Mundo [Vanessa Bosso]

Título: 2012 - Uma aventura no fim do mundo
Autora: Vanessa Bosso
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira [Novo Século]
Páginas: 288
Preço: 34,90

21 de dezembro de 2012 de acordo com algumas teorias antigas como a dos Maia é a data marcada para o fim do ciclo desta Era, o apocalipse. Para alguns o fim do ciclo significa apenas mudanças climáticas insignificantes, para outros é melhor prevenir do que remediar e fugir para um lugar seguro quando o dia chegar. Mas será que é possível estar em algum lugar seguro quando o apocalipse acontecer?

Liz, uma menina de 18 anos, vai estudar em Londres no começo de 2012, ela precisa de uma nova vida depois que as coisas não deram muito certo no Brasil. O término com seu namorado e a morte do pai foram demais para ela que decidiu seguir a carreira do pai e estudar astronomia em uma das cidades que eles mais amavam. Por mais que sua mãe Bia ficasse com o coração partido, ela sabia que esse era o melhor para a filha, ela queria que fosse.

Infelizmente o sonho de Liz durou pouco, um dia durante um passeio no mercado de Candem Town um ataque terrorista acontece e Liz tem sua bolsa roubada e é salva, Londres se torna vulnerável e perigosa para morar obrigando-a a voltar ao Brasil. Mas sua viagem não foi em vão, ela reecontrou sua amiga Melissa que morava lá e conheceu Júlia que seria sua colega de quarto e as três voltaram juntas.

Quando está de volta em casa Liz começa a ter sonhos estranhos de catástrofes que acabam acontecendo, aterrorizando-a. Após seu sonho de anos estar arruinado, Liz se vê sem nada para fazer em São Paulo e aproveita para tentar esquecer todo o drama de sua vida junto com as suas amigas mas coisas estranhas continuam a assombrá-la, alguém parecia querer lhe mandar uma mensagem.

Um dia Liz resolve enfrentar sua maior tristeza: a morte do pai, e faz isso junto com a amiga Mel limpando a sua sala, tocando nas suas coisas, em tudo que lembrava ele. Até que uma de suas gavetinhas não quis abrir e a deixou super curiosa. Estariam ali os segredos de seu pai?

Thiago é um blogueiro preocupado com 2012 que fala sobre o assunto com seu blog, dando dicas de sobrevivência, dizendo o que é necessário ou não. Ele tem sonhos estranhos que o conecta com uma menina misteriosa, tão real e ao mesmo tempo tão louco, já que ele nunca a viu em vida e nenhum dos dois sabe onde está. Ele e seus amigos não desistiriam fácil assim da vida, mas precisarão provar porque merecem um espaço na Nova Era.

Liz é especial, alguém muito maior do que tudo a protege mas ainda assim ela precisa se proteger do apocalipse que está por vim e é isso que ela, sua mãe, Júlia, Melissa e Cauê (seu ex) começam a fazer, compram mantimentos e tudo o mais necessários para o após do fim do mundo. Seria possível conseguir viver sem nada no mundo? Sim, se você faz parte de um grupo que tem uma missão maior do que sobreviver.

-----------------------------------------------------------------------

Então, primeiramente preciso falar que esse livro não tem nada haver com o filme que foi para o cinema e nem com mais nenhum outro que fale sobre o assunto. Claro, todos tem catástrofes naturais e um planeta terra revoltado com os seres humanos, mas o livro vai muito além disso.

No livro podemos ver uma história de amizade grande e sentimentos maiores que a vida, mesmo com um fim do mundo se aproximando. A introdução da estória é bem contada baseando-se em teorias que realmente suportam a hipótese do fim dos tempos, a teoria Maia e o I Ching do qual eu nunca tinha ouvido falar, sem contar na citação de várias outras culturas que seguem linhas diferentes de pensamentos dando resultados iguais. É sinistro e um pouco assustador, posso dizer. Adoro o assunto, então já sabia bastante sobre ele e ainda assim o livro me trouxe novas informações.

Temos um pouco de espiritismo no livro misturado com ficção científica e algumas partes me lembrava o filme "Nosso Lar" inspirado no livro de mesmo título de Chico Xavier. Achei um pouco louco mas gostei. O livro incentiva a reflexão e me fez pensar bastante, não sou perfeita e me impressiono muito com as pessoas fazendo maldades em geral, tirando da natureza mais do que podemos e o mundo com certeza deve sentir toda a vibração e precisa se purificar. Mas seria preciso um fim do mundo para isso?

A amiga de Liz, Mel dá um toque de humor em boa parte da história, adorei ela. Liz é uma personagem normal, não amo nem odeio (a não ser uma hora que ela faz uma coisa que vira DIVA!). O Cauê que eu achei meio anormal, nunca vi um garoto assim, se visse diria que ele tem algum problema, fato! Adorei Thiago e os amigos, muito divertidos!

A única coisa que eu não curti no livro foi que ele não tem uma separação clara de capítulos, o que até eu entender me deixou perdidinha.

Porque você gostaria de ler...
  • O livro trata de um tema muito falado na tv e no cinema e baseado em mitos e culturas reais;
  • Temos nesse livro amizade, amor, sentimentos fortes, espiritismo, ficção científica, tudo bem sincronizado.
  • O assunto do apocalipse não desgasta ao longo do livro, assim que vai se juntando com novos e diferentes acontecimentos
Porque você não gostaria de ler...
  • Se não curte livros com mistérios históricos e está cansado do assunto do apocalipse, provavelmente não vai gostar desse livro.

Site sobre assunto: http://porque2012.com/ (tem uns documentários muito legais nesse!)

Mais uma resenha enorme! Isso porque nem consegui escrever tudo o que queria hein.
Adorei o livro e super recomendo!
Espero que gostem e se interessem pois vai rolar sorteio dele com brindes aqui no blog!

Beijões e até o próximo post!

9 comentários:

  1. Ah, adorei a resenha! Sempre fico apreensiva nessas horas... pelo que percebi, acho que gostou no geral e aprendeu algo novo. Isso para mim é o mais importante!!! Bjo grande!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog viu? Seguindo ja!
    Depois passa la no meu que ta tendo sorteio ;) Uma paleta da Urban Decay + esmalte da OPI!
    www.blushplus.blogspot.com

    Beijos!ndo ja!

    ResponderExcluir
  3. Jura que tem um ar espiritismo? Poxa nunca tinha lido ninguem falar isso mas é certo que a cada resenha q leio de 2012 fico mais curiosa! a principio não queria ler pois achava que era algi mt sci-fi...

    Huahua e quero conhecer Cauê! rs E adoro amigas comicas!!!

    Enfim, amei a resenha!!

    bjs
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  4. Ah, que lindo! A Van é uma diva mesmo <3333

    ResponderExcluir
  5. Estou louca pra ler esse livro.
    As resenhas me faz ficar ainda mais ansiosa o ruim é que a lista de leitura é longa e vai demorar um pouco. Mas espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  6. Estou ficando louco sempre que vejo esse livro na livraria. Estou quase lendo ele na livraria mesmo U_U' É até baratinho, mas sempre que encontro ele, estou sem minha mãe (EHEH). Anyway, amei a resenha e a capa do livro. Acho tão legal a iniciativa da editora!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que estava receosa de ler a resenha e participar da promoção, o assunto "o mundo vai acabar em 2012" me cansou! Mas quando eu li um pedacinho da resenha que dizia "esse livro não tem nada haver com o filme que foi para o cinema e nem com mais nenhum outro que fale sobre o assunto." eu me interessei, e quando fui ler a resenha completa fiquei muito curiosa para ver o livro! Adorei a resenha e desejo todo sucesso pra Vanessa, tanto nesse livro quando no próximo "Elementar" (eu estou informada, viu?.

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Bem diferente do filme!
    Quero ler!

    ResponderExcluir