segunda-feira, 4 de julho de 2011

# Insight Literário - Paixão e Liberdade [ Flávia Simonelli ]

Título: Paixão e Liberdade
Autora: Flávia Cristina Simonelli
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século
Páginas: 178

"O mundo de dentro reverbera no mundo de fora; o mundo de fora palpita no mundo de dentro; a paisagem externa que nos cerca é um espelho do que vivemos internamente na mais profunda inconsciência. Assim, quando algo dentro de nós se modifica, os acontecimentos se tornam outros. Essa é a chave da transformação."

Paixão e Liberdade nos conta a história de um encontro entre duas amigas após 20 anos sem se ver. Camila e Isabel estudaram juntas na faculdade e por questões da própria vida que segue se separaram e cada uma seguiu seu próprio caminho.

Camila se torna uma grande profissional de marketing e trabalha numa grande multinacional, mas infelizmente o mundo corporativo não é como ela imaginava e a sua vida a leva a um caminho longe que ela nunca imaginou.

Isabel é doce e nunca teve a ambição de estar entre os grandes, mas sempre procurou o que a deixava mais feliz, muitas vezes encontrou, mas também teve muitos desencontros pela vida.

Ao longo do livro podemos observar um delicioso e intenso encontro entre duas amigas com 20 anos de histórias a contar que nos prende da primeira a última página.

------------------------------------------------------------

Bom, eu deveria ter lido esse livro muito antes mas com o monte de book tour que estou participando (agora não me inscrevo mais até o fim do ano) acabei me enrolando e só consegui ler agora. O livro é curtinho, tem só 178 páginas mas as letras são pequenas (acho que tamanho 12) e a história bem densa.

A ligação da história com o título interpretei como: Camila e Isabel são duas mulheres apaixonadas (pela vida, pelo amor) mas vivem presas a um passado, mesmo que elas não percebam. Aí está a paixão e a liberdade que elas procuram dos fantasmas que as assombram. O livro fala sobre a vida e e faz refletir sobre viver. Ele é denso e muito intenso e é preciso estar bem atento para pegar toda a essência que a autora passa. A forma da escrita é poética e todos os personagens que aparecem na história são muito bem descritos.

Enfim, gostei muito do livro e recomendo a leitura! É bom para pensar sobre o nosso interior, nossos valores pessoais e em como a vida dá voltas, o livro é totalmente sobre a vida.

Nota: 4 lâmpadas acesas.

11 comentários:

  1. Oi Ana, gostei muito da sua resenha, esse livro parece bem interessante. Gosto de livros que nos fazem parar e pensar na nossa vida.

    Adorei seu blog, já estou seguindo :D
    Obrigada e bjss

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula,
    Sempre vejo resenhas elogiando este livro. Gosto da temática diferenciada dele e parece realmente merecedor das críticas positivas.

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante desse livro.
    A única coisa que me incomodou um pouco é o fato dele ser meio 'filosófico', com reflexões muito profundas ... isso fez algumas partes ficarem cansativas.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. A primeira coisa que eu vi foi esse quote do livro, Incrível! Ele é delicado e eu gostei da escolha das palavras, algo mais elaborado do que a maioria dos livros que eu já li.
    Esse título é bem Jane Austen, tipo duas palavras, que se completam, colocadas juntas expressando qualidades. Eu gosto disso.
    "O livro fala sobre a vida e e faz refletir sobre viver. Camila e Isabel são duas mulheres apaixonadas mas vivem presas a um passado " É tipo um mistério? Relacionado a vida, amor e passado? Pelas 178 páginas a leitura deve ser rápida, e ao que parece muito boa.
    Beijinhos =*

    ResponderExcluir
  5. Hey, Ana!

    Estou visitando os blogs que estão participando da troca literária. Muito legal seu blog, parabéns!

    Já li esse livro e gostei muito também. Sem contar que a Flávia é uma simpatia de pessoa!

    Já estou te seguindo.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Recebi esse livro de uma troca, comecei a ler, mas travei. Acho que depois da página 80 (se não me engano), não consegui mais ler.
    Agora estou passando uns na frente e a hora que me der na telha, pego de novo para ler.

    ResponderExcluir
  7. Já me falaram desse livro, mas nada tinha me convencido a ler. Acho que agora vai.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro parece bom, vou ler. Gostei da sua resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Depois de te ler quero ler muito esse livro anotando pra comprar urgente

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha, gosto de livros que fazem esse insight...

    ;D

    ResponderExcluir
  11. Eu acabei de ler esse livro e, ainda não sei bem como fazer a resenha. Concordo ele é intenso, aliás nos faz refletir sobre várias coisas! Não gostei muito do desfecho, massss é interessante, pena que as letras são pequenas!

    Gostei da resenha, bem sucinta!

    Beijinhus
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir