terça-feira, 2 de agosto de 2011

# Insight Literário - Um Amor para Recordar [Nicholas Sparks]

Título: Um Amor para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 184

"Esta é a minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei."

Landon Carter, um rebelde de 17 anos, ainda não sabia qual seria seu destino em 1958.
Almejava entrar para a Universidade da California mas precisava de cursos extras para isso, já que não era exatamente o cara mais inteligente da sala.
Porém suas opções eram limitadas e ele não queria algo que lhe desse trabalho por isso optou pelo teatro.

As aulas não eram divertidas, mas pelo menos 70% da turma eram meninas.

O que ele não imaginava era que nesse ano o teatro seria de grande importância, já que a peça escrita pelo pastor Hegbert teria como um dos papeis principal a sua amada filha Jamie Sullivan.

Jamie era uma menina doce e meiga de 17 anos com um jeito estranho de se vestir com sua saia longa, seu blusão e seu cabelo preso em coque no alto da cabeça. Ela com certeza não era a garota mais popular da escola. Consequentemente isso causou um baixo número de inscritos para participar da peça e a não ser que um menino magrelo e gago fizesse o papel principal da peça, Landon era a única opção.

As aulas de teatro acabaram saindo mais difíceis do que ele imaginara e a aproximação da menina que ele tanto abominava foi inevitável. Mas Jamie tinha um segredo que mudou e salvou sua vida para sempre.

------------------------------------------------------------------

Bom, acho que a maioria das pessoas conhece este livro pela história do filme né? Então falarei primeiramente sobre essa relação. O filme é realmente baseado no livro, mas só baseado mesmo, pois é feita uma releitura do que é passado no livro e feito em uma versão mais teen, mais atual e mais geek. Pois é, não to julgando o filme, gosto muito, tem umas partes que o filme incluiu totalmente na história e que fiquei esperando o livro todo para ler e nada. E o livro tem momentos dramáticos que é impossível não derrubar uma lágrima de emoção.

A Jamie é super pura e santa, dá um pouco de raiva do estilo dela no livro tem horas, afinal como alguém pode ser tão bom e recatado como ela? Mas levamos em consideração a época, a história e quem é o pai dela. O Landon de bad boy para os dias de hoje não tem nada, e no livro ele tem um coração super mole e é cheio de idéias e opiniões, então o romance dele com Jamie não parecia tão improvável e o acompanhamento que podemos ter do crescimento do Landon é incrível.

Certamente este livro não é o melhor livro do Sparks, mas também não é como falam dos livros dele que tem todos os clichês do mundo (a não ser que ele tenha inventado seu próprio clichê!). É um livro fofo com uma história gostosa e bem intensa para ler em algumas horas estando com o estado emocional totalmente equilibrado.

Nota: 4 lâmpadas acesas.

Gente, comentem na resenha que quando chegar a 15 comentários eu libero o sorteio que está no kit do vídeo do post abaixo!

Espero que tenham gostado da resenha!

Beijões e até o proximo post!

17 comentários:

  1. Gosto muito desse livro, acho super emocionante e triste ao mesmo tempo. Já tenho meu exemplar para completar a coleção junto com o filme que amo demais.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  2. Olá Aninha :)

    Adorei a resenha, e concordo com vc, nada de cliches, alias esse é o estilo de escrita do Nicholas, né?

    Eu gostei do livro e me emocionei demais, achei LINDO!! Mas gosto um pouco mais do filme hehehe

    Beijos
    Rapha - Doce Encanto

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAI!
    O filme é super lindo e super fof e super tudo! *-*
    To morrendo de vontade de ler o livro!
    E ao contrário do que você disse, não acho que devemos ficar com "raiva" do jeito dela, afinal, tenho certeza que existem pessoas assim como ela hoje em dia e acho super fofas meninas assim! :)
    Beijinhos.
    Gabi - Meninas e seus Livros...
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paula!

    Com certeza é um livro muito bom, foi o primeiro do Sparks que li. A Jamie do Livro é bem mais recatada do que a do filme e o Landon não achei tão bad boy assim, mas como você mesma disse, foi baseado na época deles.Quando li o livro, eu já tinha visto o filme a muito tempo, mas ainda sim me emocionei com o livro.

    Não aguento essas pessoas que todo livro que é lançado, fala logo..é clichê(ai me mate), poxa, eles querem o quê? É claro que todos os livros de hoje em dia pode nos lembrar outros, já que muitos dos autores tiveram suas inspirações desses primeiros livros..Jane Auste, Agatha Christie, stephen king, Nora Roberts, N.Sparks.. enfim, qualquer livro que venha depois destes autores, pode ser um clichê, se nossa própria vida é clichês rs. Olhe, mas não to falando de você não, é que tem um povinho que nem leu o livro, mas só porque é de vampiro por exemplo,ai começa com esse disco arranhado rsrs...#desabafei rs ..desculpa.

    Concordo com você, se o livro tivesse todos os clichês do mundo, Jamie não morreria, ela ficaria co Landon rs

    Desculpa qualquer coisa..Ótima resenha!
    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  5. Oie Aninha...
    Eu realmente não gostei do livro. Não sei dizer, mas não achei nenhum pouco triste e nenhum um pouco interessante. Gosto do filme, e talvez isso tenha dificultado que eu me entregasse ao livro.
    bjinhuxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostoso e Intenso? Essa é boa forma de descrever um livro e eu me interessar.
    Já ouvi falar do livro, mas BEM mais do filme e o fato de todas as pessoas dizerem que assistiram e choraram me fez querer não assistir esse filme nunca. Não gosto de coisas tristes. Não gosto dos clichês do Sparks. Conseqüentemente nunca tive vontade de ler o livro, rs. O único que eu li foi "Querido Jhon" e tenho vontade de ler "Diário de uma paixão" e é só. Mas sua resenha me deixou curiosa, como eu disse esse não é o tipo de livro que eu compraria mas se eu tivesse a oportunidade, leria (não dispenso a oportunidade de ler um bom livro)
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  7. não me matem por favor!!! Mas eu prefiro mil vezes o filme do que o livro, não achei nada d+ nele. É legalzinho e tal mas não achei que é esse escandolo todo que fizeram uahsuahs
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Choreiiiiiiiiiiiii horrores!
    Como sempre né?
    A hst é linda e sua resenha tá super, amiga! ^^
    Não tem como n suspirar com esse livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Esse Nicholas Sparks é muito bom.Não li o livro mas pelo filme deve ser maravilhoso.

    ResponderExcluir
  10. vi o filme na escola, sai da aula com os olhos vermelhos! hahahah
    e liiinda a historia, to louca pra ler o livro!
    beeijos

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei bastante do livro mas também acho que ele não é o melhor livro do Nicholas Sparks... Achei um pouco diferente do filme, até pela época em que passa a história no livro, que é no natal, e também pela personalidade do Landon que no livro ele não é tão irresponsavel como no filme. A passagem da peça é uma das minha favoritas no livro, ficou muito legal.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Seu blog é mto lindo! Amei o template!!!!
    Quero mto ler esse livro, o filme é emocionante, o livro deve ser mto melhor!

    Amei e blog e estou seguindo! Bjs!
    Laila - Blog do Livro

    ResponderExcluir
  13. "e, depois, chorar - não diga que não avisei."
    É por isso que eu ainda não li, apesar de ter o livro em casa, é muito triste e livros assim me deixam muitoo deprê.
    Ah história parece ser super fofa, quer dizer, corrigindo: é super fofa, masss o final "me quebra".
    Muita gente disse que não gostou da capa, eu adorei! Combina perfeitamente. Tabom aninha! Você me convenceu, eu vou ler o livro! Mando a conta das caixas de lenços pra você ok? rsrsrs
    Adorei a resenha bem direta.

    Beijos
    BabihGois
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Hei, concordo bastante com sua resenha. Achei que o filme explorou coisas que eu realmente fiquei esperando acontecerem no livro e... nada! O romance dos dois é realmente provável, o próprio Nicholas acaba traduzindo isso a cada evolução e comentário do Landon e concordo, principalmente com o fato de esse não ser o melhor livro do Sparks. Esperava mais!

    ResponderExcluir
  15. Hey, li esse livro há um tempo... confesso que prefiro o filme, com toda certeza. Dos 2 livros que li do Spark acho esse o mais fraco, até porque foi o primeiro. Percebi como ele cresceu até A última música. Mas é um belo romance, de fazer suspirar e chorar muito!
    Parabéns pela resenha ;)

    Beijos;*
    http://deliriosdesalome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Será que alguém não conhece esse livro/filme?
    Você sempre amou Diário de uma Paixão muito mais do que esse, né?! hehe

    Nossa, com certeza iria me irritar com ela também. Não curto muito esses personagens tão bonzinhos, não parecem reais.
    Mas é certo que o livro é lindo mesmo, e dá para chorar horrores, assim como o filme.

    Adorei sua resenha, acho super legal quando as pessoas falam de todos os pontos, tanto positivos quanto negativos dos livros.

    Ah, e sobre clichês, hoje em dia é impossível fazer/escrever algo que não tenha nada a ver com alguma outra coisa criada
    anteriormente. Tudo que pode acontecer já aconteceu antes em algum momento de algum lugar, afinal nada se cria, tudo se transforma.

    Beeijos,
    Tatha
    www.houseofchick.com

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu quero muito ler esse livro..

    gosto tanto do filme [choro toda vez que assisto XD]
    todo mundo que leu diz que é bem diferente do filme, preciso confirmar e dar a minha opinião também!

    beijos :*

    ResponderExcluir