sábado, 16 de abril de 2011

# Insight Literário - A Garota da Capa Vermelha [Sarah Blakley-Cartright]

Título: A Garota da Capa Vermelha
Autor: Sarah Blakley-Cartright/David Leslie Johson
Editora: iD
Páginas: 339
Preço: 39,90

Olá gente! A resenha de hoje já era para ter saído semana passada mas como tive uns "probleminhas" só estou conseguindo postar hoje. Também não consegui postar nada no blog nesses dias pelo mesmo motivo então peço desculpa pela minha ausência, não parei um segundo em casa.

Então, resolvi que queria ler 'A Garota da Capa Vermelha' e ele pulou um montão de livros da minha lista não foi porque por mais que eu ache interessante uma nova versão da Chapeuzinho Vermelho eu estivesse muito louca para ler, mas sim porque o filme em que o livro foi inspirado está saindo esse mês e como quero muito ver e já não tive boas experiências anteriores lendo depois de ver o filme essa seria a melhor solução.

A idéia do livro foi baseada em um roteiro para cinema escrito por David Leslie Johson através de uma idéia de Leonardo DiCaprio para uma nova versão do clássico Chapeuzinho Vermelho. A autora estreante escolhida para a difícil missão de transformar o filme em livro foi Sarah Blakley-Cartright, amiga da diretora do filme Catherine Hardwicke e recém graduada em Escrita Criativa na Bernard College.

O livro tem como personagem principal e narradora Valerie, uma garota normal que vive com seus pais e a sua irmã Lucie em um pequeno vilarejo onde há um mal que pertuba seus moradores. Em noites de lua vermelha este mal em forma de Lobisomem sai para amendrontar, amaldiçoar e matar pessoas, mas a última vez que isso ocorreu faziam muitos anos.

Um dia após um acampamento feito pelas irmãs, Lucie, irmã de Valerie aparece morta nos campos de milho do vilarejo, fora mordida e estrangulada pelo Lobo, a lua vermelha reapareceu.
Com a morte da irmã tudo na vida de Valerie mudara, decidira fugir com Peter, um amigo de infância e seu grande amor, mas após o acontecido tudo que conseguia pensar era na irmã e porquê o Lobo quis matá-la, a criatura mais doce e meiga que ela conhecia.

Assustados e horrorizados com o que acontecera com Lucie, os moradores de Daggohorn resolveram ir em uma pequena jornada decididos a matar o Lobo com suas próprias mãos e vingarem a sua morte. Um lobisomem quando morto atinge sua forma humana novamente, mas o Lobo não se deixaria pegar tão facilmente. O Lobo tinha um objetivo, ele queria Valerie.

----------------------------------------------------------------------------------------

Bom, curti muito o enredo da história, ela é bem interessante e dá ao clássico um ar mais sombrio e adulto. O livro não diminui nem um pouco a minha vontade de ver o filme, agora quero ver ainda mais, pois para a minha surpresa e susto o livro não tem o capítulo final.

A única coisa que ficou na minha cabeça quando soube disso foi: jogada de marketing; sinceramente não acreditei na história dos autores de que resolveram fazer o livro para aprofundar mais a história, pois para estar profunda ela precisaria de um pouco mais de emoção da parte dos personagens. Valerie é fria e misteriosa, entendo que tenham tentado manter o mistério de quem é a personagem, mas achei deixou a desejar, ela é tão misteriosa e tem sentimentos tão diferentes que me deixou confusa sobre quais são esses sentimentos. E o que foi a história de amor entre Valerie e Peter? Não existiu, eles simplesmente se amam porque eram amiguinhos de infância, não fez muito sentido. O mistério que foi colocado sobre toda a história e os personagens ficou maior do que o objetivo do livro, a narrativa faz a nossa mente ficar cheia de "porquês".

Achei o livro um grande teaser do filme, como se não tivessem material de divulgação suficiente e decidissem: ah, faz um livro, as pessoas compram e nós não colocamos o final, assim elas são todas "obrigadas" a ir no cinema assistir ao filme, ou pelo menos terão que olhar o final no site.

Gostei do estilo da narrativa da autora, acho que o maior problema foi que o filme saiu primeiro que o livro e os personagens portanto não foram criados por ela e acho que nem a próprio conseguiu sentir para transpassar a emoção dos personagens. Gostaria de ler um livro de sua criação, seria bem interessante.

O trabalho gráfico da iD como sempre está impecável, eles manda muito bem mesmo nessa área e acho que todas as outras editoras poderiam seguir esse caminho, principalmente com livros além de lindos não tão caros.

Por que você gostaria de ler....
  • O filme em que o livro foi baseado ainda não está nos cinemas, você já chegará lá com uma prévia do que verá, ou se não gostar do livro poderá não gastar seu dinheiro vendo o filme;
  • A história é bem interessante e coloca o clássico de uma forma bem mais sombria e adulta.
Por que você não gostaria de ler...
  • O filme logo estará no cinema e como o livro é uma adaptação do livro, vale mais a pena ver logo o filme pois o livro não ajuda muito a entender mais profundamente os personagens.

Estou ansiosa para ver o filme e saber se ler o livro realmente fez alguma diferença ou não, mas pelo jeito parece que gostarei muito mais de ver o filme que parece muito bom. Veja o trailler aqui.
Sortearei um kit lindo com livreto e marcador do livro entre os comentaristas desse post. Só peço que no final coloquem o twitter ou email de vocês, ok?

A resenha de hoje foi um pouco triste, mas o livro sem final realmente me "broxou".
Então, comentem gente! Beijões e até o próximo post!

17 comentários:

  1. 1º eu não queria ler muito, pois é da editora iD ahahuhuhhaha.. mas então eu li uma outra resenha bem apaixonado do livro e isso me intrigou. O problea que falou justamente da questão do 'sem final'. Ai conheci o trailer.. e deu muita vontade de assistir ao filme. E eu assisto sim normalmente o filme para ler o livro, pois o filme normalmente é pior.. e gosto de ter coisas ruins primeiro ehehehe. O problema é que neste caso realmente o filme deve ser melhor. E se o livro não tem final acho melhor não perder meu tempo com ele.. claro se eu ganhar o livro ou ele estiver tipo em uma promoção 9,90 posso querer comprar pela capa linda.
    bjs
    @danifuller

    ResponderExcluir
  2. Ei Aninha, esse negócio de ter que assistir ao filme pra terminar o livro é meio chato....mas a idéia é diferente, né? só espero que as outras editoras tb m]ao faço isso.
    Sua resenha ficou ótima e me deu ainda mais vontade de ler tb!!

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para comprar esse livro!E mais ainda ver o filme,mas não sabia que o livro viria sem o último capítulo O.O
    Bom,talvez eu fique mais ansiosa ainda né?
    Parabéns pela resenha Aninha!

    ResponderExcluir
  4. Hahha
    vc ta certa, isso foi mesmo jogada de marketing! eu ate to preparando um post sobre isso...
    Eu acho o livro lindo a ID sempre faz um bom trabalho mas pelo que li no livreto, achei a narrativa confusa e não fiquei com vontade de ler! Engraçado vc ter gostado da narrativa pois foi o que eu não gostei!
    Então eu irei ao cinema mesmo.. quem sabe depois eu leia o livro....

    bjsss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  5. Os livros da iD são liiindos demais. Tenho vontade de ler somente para ter um aqui em casa hahaha

    E, concordo, foi pura jogada de marketing! Não dá pra evitar, todo mundo que leu disse que falta emoção no livro, que falta muita coisa... eles só queriam divulgar mais o filme. Acho que desanimei por isso. Mas estou looouca pelo livro.

    E tem capítulo extra na internet! Você leu ? A Marcelle quem me disse, me contou como é... me pareceu bom (tenho spoiler desse livro até a alma aheuihaeui)
    beijos!
    Julia, Três Lápis

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana
    Também acho que foi jogada de mkt viu, e foi dps que vi que o livro não tinha o primeiro capítulo que resolvi não lê-lo, isso me deixou meio de cara, poxa como assim não tem o ultimo capítulo, AFF, akaokaoakoakao
    Mas, como a Dani colocou a capa do livro é linda, então, quando o livro estiver na promoção eu o compro! ahhahahah

    Beijokas

    Livros & Fuxicos

    @pah_aleksandra

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que o filme podia ter se dado bem sozinho. Tipo, não precisava dessa "jogada de marketing". E não é a primeira vez que ouço falar de que estava sem final... Mas pretendo ler o livro, talvez por curiosidade, talvez por realmente tentar extrair algo a mais.


    @paatriciacam

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que vi a capa desse livro quis ler na hora, por que a imagem é dahora. Que coisa não ter capítulo final, eu hein afff.

    Adorei a resenha!!!!

    ResponderExcluir
  9. ooi Ana!
    Eu achei meio chato o fato do livro não ter o último capítulo, mas mesmo assim eu estou curiosa para lê-lo... e mais ainda para ver o filme!

    @naands2

    ResponderExcluir
  10. Hum esqueci os dados:

    barbara.hilla@hotmail.com
    http://babihgois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Muito estranho essa história de não ter final mas enfim, um dia lerei só por causa dessa capa linda. @jhonineves / jhonehenriqueneves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Aninha, concordei com a Martha, espero que as outras editoras não resolvam fazer isso tbm, a maioria das pessoas que conheço que já leram o livro tbm não gostaram, a pena é que a ID realmente capricha na diagramação.

    Bjokas!!!
    @emporiolivros

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh eu amei esse livro!! PErfeitooo!! AMoooooo!!
    A iD caprichou mesmo no lançamento!! ^^

    ty_rock16@yahoo.com.br
    @livromaniaca

    ResponderExcluir
  14. =D
    Você é danada!
    Parabéns!!!!
    XD

    Caçadora de Livros
    @c_delivros

    ResponderExcluir
  15. Sério que no livro NÃO tem o final e no filme sim? Ah para... Antes que eu pule da ponte rs Ainda não sei o que eu tinha na cabeça quando saí correndo pra comprar esse livro... Que eu nem sei quando vou ler =/

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    www.itcultura.com
    @blogitcultura

    ResponderExcluir
  16. Ótima resenha, baby! Pode realmente ter sido uma jogada de marketing!
    Não ter final é realmente broxante! hahaha ;x

    Nossa, a iD é sensacional! Dá de mil em muitas outras editoras.
    Também estou adorando todo o trabalho dela.

    Beijão!
    @tathachamon

    ResponderExcluir
  17. aai, adorei a resenha... tava louca pra ler o livro, mas dai eu descobri esse negocio de nao ter o ultimo capitulo, ai eu resolvi esperar pra ver o filme antes, pq bom, eu nao vou comprar um livro que falta o ultimo capitulo, ne? tipo, eu ia ficar com muita raiva se eu tivesse comprado e so descobrisse depois, sei la... rsrs mas enfim, gostei muito da sua resenha, e eu acho que eu vou ver o filme antes, ate pq o livro ta meio caro e tal... rsrs
    (pq eu sempre tenho que escrever textos imensos nos comentarios?)
    mas enfim, parabens pelo blog tambem, e super legal, e apesar de eu nao comentar muito (desculpa, eu sei como e importante comentar, mas eu morro de preguica... rsts), eu estou sempre aqui acompanhando... rsrs

    beijos,
    adrianebrust@gmail.com

    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir