terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

# Insight Movies - O Leitor

Título original: (The Reader)

Lançamento: 2008 (Alemanha, EUA)

Direção:Stephen Daldry

Atores: Ralph Fiennes, David Kross, Jeanette Hain, Kate Winslet

Duração: 124 min

Gênero: Drama


O filme se passa na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial e conta a história de Michael Berg, um jovem (por volta de seus 16 anos) que se envolve com uma mulher com o dobro de sua idade.

Tudo começa quando Michael se sente mal na rua quando está voltando para casa e uma mulher lhe ajuda e o leva para casa. Ele passa 3 meses doente e assim que se recupera a procura para lhe agradecer pelo favor e acaba sentindo uma grande atração por ela que o faz a procura-la e a espiá-la durante vários dias. Percebendo a atração de Michael e sentindo-se atraída também, a mulher o corresponde e eles passam a ter um caso.

- Nesta parte do filme comecei a achar que era pornografia, pois há tantas cenas de sexo e de nudez seguidas que faz o filme não ser do tipo que se pode assistir na sala com os pais, são cenas pesadas. -

Após um tempo o casal começa a sentir o preconceito das pessoas e a sentir a dificuldade de um relacionamento de pessoas com idades tão diferentes. Michael perdera momentos no colégio para estar com ela e ela se sentia envergonhada demais por estar com ele, sentia-se também culpada por ele estar perdendo toda uma parte de sua adolescência com ela. Os dois passavam horas fazendo sexo e ele lia para ela, até um certo momento do relacionamento ele não sabia o nome dela, até que um dia ela revelou, Hannah.

Houveram brigas e voltas entre o casal, até que um dia Hannah recebe uma oferta melhor de trabalho e se muda sem nada avisar a Michael.

Michael se sente depressivo, abandonado e tudo aquilo que um garoto pode sentir após sua namorada deixá-lo. Ele volta para a casa dos pais, faz faculdade, conhece outras pessoas e continua vivendo, mesmo sem esquecer Hannah, seu primeiro amor.

- O filme é um drama, não é um simples romance, não pense que sabe o final (não que eu vá contá-lo também!) -

Anos depois na faculdade de Direito durante o acompanhamento de um caso, Michael reencontra Hannah sendo acusada de ser a líder de um grupo de mulheres nazistas. Todas as mulheres do grupo se viram contra ela e Hannah é condenada a prisão perpétua. Lá ela passa muitos anos e Michael não tem coragem de reecontrá-la pessoalmente.

-

Não conto mais do filme senão falarei partes importantes e darei spoilers (se é que alguém não viu o filme!). Mas então, o filme é bem intenso, não é do estilo que eu ame, mas confesso que ele tem uma carga emocional bem forte. O filme é em sua maior parte escuro como a maioria dos dramas e não vi nada de excepcional em questão de filmagem ou maquiagem. O mais brilhante do filme na verdade é a atuação de Kate Winslet, ele é intensa e passa exatamente o que a sua personagem quer, ela é uma mulher durona, sem muita instrução e a Kate faz um ótimo trabalho se portanto perfeitamente como pede a personagem, ela com certeza foi super merecedora do Oscar em 2009!

Não li o livro e apesar de não ter amado o filme fiquei curiosa por saber o que o filme não me contou pois tenho certeza que há muito que não foi contado, os filmes sempre fazem isso, e tem partes da estória no filme que realmente precisam ser melhor explicadas. Para quem gosta de um drama se ainda não viu vale a pena conferir!

Beijões gente e até o próximo post!


4 comentários:

  1. Olá!
    To fazendo uma campanha para o lançamento do livro Perdida da Carina Rissi no Rio de Janeiro e como eu vi que você comentou no blog dela, pergunto se você gostaria de ajudar.
    Você pode colocar o banner da campanha no seu blog (copie o código no Estante dos Sonhos), divulgar para os amigos e assinar.
    http://estantedossonhos.blogspot.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro filmes e livros que se passam em períodos de guerra e tal. E drama com romance sempre é bom *-*
    Ainda não assisti esse filme. Quero ler o livro primeiro.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca quis ver esse filme, pq não gosto da Kate Winslet, como fazer? rsrs

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    http://www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  4. "se é que alguém não viu o filme!"
    Bom, eu não vi! haha
    Mas esse filme nem faz meu estilo, então nem tive vontade de ler, apesar de que, com certeza deve ser muito bem feito e, claro, as atuações ótimas, pois são grandes atores!
    E sim, sempre bom ler o livro pq cortam tudo no filme! ;~
    Depois de ler, nos conte o que achou!

    Beijão
    http://houseofchick.blogspot.com/

    ResponderExcluir